Páginas

Quem sou eu

Meu nome é Josilene Freitas, sou mogimiriana, tenho 32 anos e aqui vou contar um pouco da minha história. 

Desenhar sempre foi uma grande diversão para mim. Desde minha infância me divertia com garatujas que com o passar dos anos foram se transformando em princesas, príncipes, fantasmas e animais.

Aos 12 anos, com incentivo de minha mãe, resolvi dedicar-me a arte e ingressei em um curso de desenho artístico. Desta forma pude desenvolver minhas potencialidades tanto no desenho como colorindo minhas obras com lápis de cor, giz pastel seco e criando efeitos de luz e sombra com nanquim e grafite.

Após terminar o ensino médio, fui aprovada no vestibular e em 2000 entrei para a faculdade de Ed. Artística – Artes Plásticas da UNESP de Bauru. Lá entrei em contato com outros tipos de arte como a arte contemporânea, escultura, gravura, fotografia e instalação bem como comecei a me envolver mais com teatro, escrevendo uma peça apresentada no anfiteatro da faculdade, “Já foi uma vez”.

Quatro anos se passaram e em 2004 voltei a morar com meus pais em Mogi Guaçu onde participei de várias exposições, inclusive uma retrospectiva das minhas obras em 2008 no Centro Cultural, que logo após foi para a E.M.E.F. Maria Diva Franco de Oliveira, escola onde leciono e fundei um grupo de teatro que ganhou o prêmio de melhor peça em 2008 com a peça teatral “Adolescentes”, escrita por mim exclusivamente para o festival de teatro estudantil guaçuano (FETEG).

No ano de 2011 escrevi a peça “O Livro da Mitologia” juntamente com os alunos da EMEF. Também houve uma exposição minha na Associação Comercial de Mogi Guaçu - S.P.

Em 2012 conquistei o prêmio de melhor figurino com a peça "O fantástico mistério de Feiurinha", onde desenvolvi todo o conceito e desenho das roupas que foram executadas por Cristina Manera. 

Em 2013 ganhei o prêmio de melhor diretora teatral também pelo festival FETEG com a peça de minha autoria, "Esse tal de amor" e foi um ano muito legal pois foi quando tive a ideia deste blog, de dividir com vocês um pouco do conhecimento que tenho.

Atualmente tenho pesquisado sobre o uso de recursos digitais nas obras de arte e me dedicado a este blog, lecionando no ensino fundamental municipal de Mogi Guaçu e também a escola Lápis e Cia, onde ensino desenho artístico, quadrinhos e desenho de moda, outra paixão minha.

3 comentários:

  1. parabéns Josi. linda trajetória.
    seus desenhos são lindos, em particular um que tenho guardado até hoje.

    ResponderExcluir
  2. muito bom seu blog com dicas valiosas, gostei muito. Só uma opinião minha: mude esse pano de fundo de bolinhas pq não dá pra ler direito seus marcadores laterais ou mesmo suas postagens mais acessadas. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a matéria temos um site de Curdo de Desenho Realista Online e gostei muito https://www.estudiofranca.com.br nos só usamos Lápis Profissionais da marca Koh-I-Noorse com nossos alunos, quer aprender a desenhar acesse nosso site e Veja o Cursos de Desenho Técnicas Realista realizado pelo Estúdio França de Desenho.
    Lápis usados são Profissionais da marca Koh-I-Noor

    ResponderExcluir