Quem sou eu

Meu nome é Josilene Freitas, sou mogimiriana, tenho 32 anos e aqui vou contar um pouco da minha história. 

Desenhar sempre foi uma grande diversão para mim. Desde minha infância me divertia com garatujas que com o passar dos anos foram se transformando em princesas, príncipes, fantasmas e animais.

Aos 12 anos, com incentivo de minha mãe, resolvi dedicar-me a arte e ingressei em um curso de desenho artístico. Desta forma pude desenvolver minhas potencialidades tanto no desenho como colorindo minhas obras com lápis de cor, giz pastel seco e criando efeitos de luz e sombra com nanquim e grafite.

Após terminar o ensino médio, fui aprovada no vestibular e em 2000 entrei para a faculdade de Ed. Artística – Artes Plásticas da UNESP de Bauru. Lá entrei em contato com outros tipos de arte como a arte contemporânea, escultura, gravura, fotografia e instalação bem como comecei a me envolver mais com teatro, escrevendo uma peça apresentada no anfiteatro da faculdade, “Já foi uma vez”.

Quatro anos se passaram e em 2004 voltei a morar com meus pais em Mogi Guaçu onde participei de várias exposições, inclusive uma retrospectiva das minhas obras em 2008 no Centro Cultural, que logo após foi para a E.M.E.F. Maria Diva Franco de Oliveira, escola onde leciono e fundei um grupo de teatro que ganhou o prêmio de melhor peça em 2008 com a peça teatral “Adolescentes”, escrita por mim exclusivamente para o festival de teatro estudantil guaçuano (FETEG).

No ano de 2011 escrevi a peça “O Livro da Mitologia” juntamente com os alunos da EMEF. Também houve uma exposição minha na Associação Comercial de Mogi Guaçu - S.P.

Em 2012 conquistei o prêmio de melhor figurino com a peça "O fantástico mistério de Feiurinha", onde desenvolvi todo o conceito e desenho das roupas que foram executadas por Cristina Manera. 

Em 2013 ganhei o prêmio de melhor diretora teatral também pelo festival FETEG com a peça de minha autoria, "Esse tal de amor" e foi um ano muito legal pois foi quando tive a ideia deste blog, de dividir com vocês um pouco do conhecimento que tenho.

Atualmente tenho pesquisado sobre o uso de recursos digitais nas obras de arte e me dedicado a este blog, lecionando no ensino fundamental municipal de Mogi Guaçu e também a escola Lápis e Cia, onde ensino desenho artístico, quadrinhos e desenho de moda, outra paixão minha.

Um comentário:

  1. parabéns Josi. linda trajetória.
    seus desenhos são lindos, em particular um que tenho guardado até hoje.

    ResponderExcluir