Páginas

domingo, 30 de março de 2014

Lápis de cor Faber Castell escolar ! Compro o aquarelável ou o normal?

Oi artistas fãs de lápis de cor!

A doida do lápis de cor está de volta com mais um post polêmico!
Digo isso porque no Brasil lápis de cor da Faber, o normal escolar, já é um sonho de consumo. Aquarelável então, é sinal de riqueza,rs.

Agora, quais dos dois comprar?

Primeiro gostaria de falar da minha relação com os lápis de cor da Faber. Desde que entrei na pré-escola eles já eram sonho de consumo de todo mundo. Lembro até hoje do comercial deles com a música Aquarela, do Toquinho. Adorava também um rosa que vinha na caixa de 12 cores e que agora, se não estiver enganada só vem na caixa de 36.

Quando comecei a aprender realmente a pintar com lápis de cor (lá pelos meus 12 anos) comecei a perceber que era complicado misturar cores com o lápis normal. Geralmente o lápis normal da Faber era encerado, beeem diferente do lápis aquarelável. Foi paixão a primeira vista.

Alguns anos bem mais tarde (olha eu denunciando minha velhice,rs) vi que os lápis normais da Faber melhoraram e muito! Não são tão macios quanto os aquareláveis mais são bem dignos e dão resultados incríveis.

Não vou postar foto da minha caixa de lápis aquarelável da Faber porque o meu é bem velhinho, não tenho mais a caixa dele, mais quando o ganhei de natal (vixe, já faz 9 anos) eles vieram em uma embalagem mais ou menos assim. Mudaram algumas coisas, mas o peixinho e o pincel horrível continuam (é péssimo para aquarelar).

Então, respondendo a pergunta do título, digo se você quiser se dedicar mais a arte da pintura com um material mais versátil o aquarelável é melhor (e mais caro). Só recomendo o lápis normal para crianças menores e para aqueles que não pretendem muito ficar misturando as cores.

Só queria deixar aqui um alerta sobre o lápis da Faber normal. Tive alguns problemas com o lápis da cor preta. Dois alunos meus ficaram desesperados porque depois de pintarem seus desenhos, no dia seguinte, a cor preta esbranquiçou. Olhem esta foto do trabalho do Gustavo Girotto, onde ele só retocou o meio do desenho. O resto está todo esbranquiçado!


Entrei em contato com a Faber, eles pediram pra eu mandar os lápis com defeito e eles trocaram por novos. Só fiquei meio chateada porque esperava uma resposta mais técnica, mas não posso reclamar, eles foram super atenciosos e mandaram rapidinho outros lápis de cor.


Também vi alunos reclamando do lápis de cor aquarelável, com algumas pedrinhas (dá para ver, ele tem um pontos brancos). Recomendo então quando forem comprar abrir a caixinha e dar uma olhada nas pontas.

Resumindo...

Lápis escolar normal - para crianças ou pessoas que não querem um lápis mais mole.
Lápis escolar aquarelável - para adolescentes e pessoas que queiram trabalhar mais os efeitos de mistura de cores, além de aquarelar o trabalho.

Deixo aqui dois exemplos de desenhos meus feitos com lápis de cor aquarelável da Faber para vocês verem, um mais antigo (meus pais) e outro mais recente, meu autorretrato. Admirem minha beleza #sqn rsrsrs.



Desculpem a qualidade das fotos, principalmente do meu autorretrato (está na moldura e com reflexo).

Minha nota para os lápis da Faber; 4 girassóis de Van Gogh. Iria dar cinco, mais pelo pincelzinho que ninguém merece e pelos lotes com defeito que tenho encontrado acho que está justificado. Porém com certeza se vocês comprarem ou ganharem um bom vão ter um caso de amor como eu tenho já faz nove anos...Até mais, se contar desde o prezinho,rs.


Ah, acho que semana que vem sai um post com uma resenha sobre giz pastel seco! Aleluia!
Até mais artistas e arteiros!

5 comentários:

  1. Querida Josilene
    Preciso discordar de você quando se refere aos lápis da faber castell permanente escolar. Ao contrário do que você disse eles são extremamente ótimos. Não são apenas para crianças. Qualquer um pode usá-los e obter resultados maravilhosos. A questão é saber usá-los da maneira correta.

    Fazer mistura, degradês ou sobreposições de cores é algo totalmente possível com eles. Arrisco a dizer: fácil.

    Em relação a cor preta, por enquanto, não tive nenhum problema com o meu lápis. Esse esbranquiçado que você citou é por conta da cera mesmo. Também não gosto e ainda não aprendi a lidar com ela, mas nem por isso eu daria um girassol Van Gogh a menos..rs É preciso apertar o lápis preto sem dó para tentar chegar no preto absoluto e deixar a ponta dos lápis mais fina. A grossura da ponta não permite depositar a cor no papel.

    Não sou exímia no assunto, mas já posso dar meus pitacos..rs

    Entenda meu comentário como troca/compartilhar conhecimento.

    Meus últimos desenhos foram pintados justamente com esses lápis e o resultado foi bem satisfatório.

    AMO lápis de cor. Os da faber castell em especial justamente por ser sonho de consumo na infância...rs

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvia, que bom que gostou do blog! Seja bem-vinda! :D

    Sobre o lápis escolar da Faber claro que é possível fazer trabalhos maravilhosos com eles, inclusive sombreamento com camadas. Tenho muitos alunos que o usam e fazem trabalhos incríveis! Não é o lápis ou qualquer ferramenta que faz o artista e sim o artista que usa qualquer material com suas ideias e habilidades para fazer Arte.

    Sobre a cor preta, você foi sortuda porque não sei se foram os lotes aqui na minha região que vieram com problemas, só estou estranhando este efeito encerado e alguns com pedrinhas, entre algumas caixas dos meus 350 alunos.

    Eu recomendo você experimentar o aquarelável, não precisa ficar apertando o preto e nenhuma outra cor porque ele é mais pigmentado. Aliás semana que vem vou fazer resenha de um outro lápis de cor que estou testando. Aguarde! Abs para você também! :D

    ResponderExcluir
  3. Oi Josilene
    Irei perguntar isso para meu professor. Ele usa os faber castell escolar há muitos anos. Vamos ver se consigo descobrir o mistério do lápis preto. Volto aqui para te dizer.

    Então, já do lápis aquarelável eu tenho apanhado bastante, viu?!...rs Quero usá-lo com água mesmo, mas não tem sido fácil. Preciso fazer mais estudos.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Olá Josilene, vi seu blog e post e gostei bastante. Gostaria de saber se entrou em contato com a faber por email ou telefone, pois no site eles oferecem apenas o telefone. Sou estudante de design gráfico e estudo desenho bastante serisa muito lega descobrir como entrar em contato desde de já obrigado por escrever esse post e esclarecimentos

    ResponderExcluir
  5. Oi, gostaria de fazer algumas perguntas apesar de não serem tão comuns...
    Quantas vezes por semana posso focar na pintura? Geralmente eu desenho todos os dias, mas quanto a pintura eu não sei se seria aconselhável o mesmo ritmo que desenhos... E a outra pergunta...
    Começar pelos aquareláveis ao invés dos secos vai me restringir ou dificultar meu desempenho/aprendizagem?
    O post é meio antigo, mas se pudesse responder eu ficaria muito feliz ^-^

    ResponderExcluir