terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Lápis de cor Tris da Marie

Oi pessoal artista, tudo bem?

Fiz um post no início do ano sobre como economizar com materiais escolares que fez o maior sucesso (obrigada pessoal!). Recebi comentários no meu facebook e pessoalmente de mães que usaram a história do lápis de cor para mostrar para os filhos e achei super legal isso.

Só que estes dias atrás tive uma surpresa, achei um lápis de cor com personagem que gostei, achei bem razoável! Eu tinha visto esta marca quando comprei o lápis da Cromus, só que além de ser de personagem (geralmente me dá arrepios,rs, apesar de ser da Marie, uma gata que amo) estava beeeem mais caro.




Testei esse lápis na escola onde trabalho, emprestado por uma aluna (obrigada Julia) e fiz umas amostras pra vocês verem.


As cores são bonitas, mas sinceramente é difícil achar os lápis no estojo (ela não deixa guardado na caixinha) por causa de todos serem estampados, exatamente iguais. Pelo que vi não teve dificuldades de apontar.


Hora do teste da pintura! Achei o lápis bem pigmentado, não encerado (oh, que milagre!) . Seria perfeito se não fosse o problema de ele ficar esfarelando um pouco, soltando pó sabe? Isso me incomodou porque imaginem em um trabalho grande, a sujeira!
O preto, para se ter bons resultados, tem que ser aplicado por último, não misturou muito como vocês podem ver na parte amarela.

Minha classificação por ter aquela estampa que enche a paciência e atrapalha, por esfarelar um pouco dou três girassóis de Van Gogh para marca (perto das outras do ano passado que dei zero, até que foi uma evolução,rs).


Agora vou voltar com meus croquis, quer dizer, muita pintura com lápis de cor. Novidades em breve pessoal!

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Eco graffiti (grafite com musgos) ! E você reclamando que não tem material !

Gente, estou chocadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Como eu não vi isso antes? É uma das coisas mais geniais que já vi e o melhor, ecologicamente correto!

Estava eu a navegar no facebook quando vi um pessoal comentando e achei ótima a ideia! Lógico tinha que compartilhar com vocês aqui! :D

Um dos exemplos é da artista Anna Garforth. Olha que lindeza o trabalho dela.


 Imagens que achei  legal também.


 Artista DTango

Como isso funciona?

Não gente, não existe um spray que libera musgos,rs.
A tinta é feita com uma mistura de vários produtos que quando aplicada na superfície (geralmente uma madeira, MDF)  ficam como uma tinta normal, porém, se for borrifando água, os musgos vão crescendo formando uma pintura verde. Existem várias receitas na internet, separei duas para vocês em vídeo.



Reportagem da Rede Globo aqui.

Já surgiram mil ideias aqui na minha cabeça, pena que vou precisar de tempo...

Espero que gostem! Até mais artistas e arteiros de plantão.



sábado, 15 de fevereiro de 2014

Testando canetas esferográficas Trilux 032 da Faber Castell








Oi povo artista e arteiros de plantão!

Recebi um desafio de uma amiga de fazer um desenho usando caneta esferográfica. Como já comentei neste post aqui é um material barato e que conseguimos ótimos resultados. Só que resolvi ir além e fazer um colorido (nível mega hard,rs).

Comprei estas canetas da Faber Castell para começar o meu treino. 








Gostei das cores e achei a embalagem fiel a elas. A ponta é média, boa para sombreamentos em partes maiores.

Aí resolvi começar a rabiscar. Fiz os desenhos em uma folha sulfite A4, bem pequenos. Achei que a boca que fiz ficou horrível. Só estou postando aqui para vocês verem que não é fácil para ninguém, então nunca desanimem.



Como eu sou brasileira e não desisto nunca, resolvi fazer de novo um olho (desta vez sem tutorial, ainda estou em treinamento,rs). Limitei-me a usar somente as cores que vieram no kit e achei que ficou bem legal. Comecei a me animar para mais testes!


Achei as canetas de excelente qualidade, não falharam, cor idêntica à embalagem, preço bom também. Cinco girassóis de Van Gogh pra elas!


E o pessoal que gostou do tutorial do olho, fiquei muito feliz com a repercussão. Em breve prometo fazer mais tá?

Uma semana muito colorida e alegre para vocês :D

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

O corpo como suporte nas artes visuais

Oi povo artista e arteiro!

Primeiro queria dizer que estou muito feliz, cheguei nas 4000 visualizações do meu blog! Obrigada pessoal! Comecei a brincar de blogueira e a coisa foi crescendo. Espero que continue ajudando todos vocês :D

Estava aqui preparando a minha aula de amanhã e achei interessante para compartilhar com vocês algumas imagens. O corpo humano permite uma infinidade de possibilidades artísticas e a pintura corporal é uma delas, aproveitando o relevo e curvas do corpo.

Gosto muito do trabalho da artista Gesine Marwedel. Esta artista é praticamente um bebê,tem só 26 anos, faz pinturas lindíssimas aproveitando as formas do corpo humano, que vocês podem conferir no site dela. Vou deixar aqui algumas só para vocês sentirem um pouco da poética desta artista.



Acho muito legal também alguns artistas que fazem bichos com pintura nas mãos, deem uma olhada que interessante. Só sinto que nem todos tinham os nomes dos artistas..









Também gosto bastante de outro artista, Liu Bolin. Ele faz pintura para se camuflar nos ambientes, uma crítica para uma sociedade onde cada vez mais o ser humano fica ignorado.Site dele está aqui.


O artista sendo preparado pela sua equipe para se "camuflar".

Cadê ele?


Para terminar, um clip que eu gosto demais, achei super criativo, onde os cantores estão com pinturas corporais (praticamente um cubismo, só que não,rs). Gotye - Somebody that I used to know (feat Kimbra). Lembram?


Até mais pessoal!

domingo, 2 de fevereiro de 2014

E você reclamando que não tem material..A obra de Vik Muniz!

Oi povo artista e arteiro!

Vou criar agora no blog uma categoria de artistas que usam materiais inusitados para fazer suas obras de arte.

Tem muita gente falando que faço um blog de "artista-ostentação", desanimando quem não tem materiais para fazer suas obras. Acho até engraçado porque os meus materiais são frutos de 11 anos estudando Arte e acumulando materiais, não foi do dia para a noite que enriquei de materiais viu!

Tive essa ideia de criar esta tag (marcador) para mostrar para vocês justamente que não são os materiais e recursos que fazem um artista (ajuda, mas não é tudo), e sim sua pesquisa, seu processo de criação, inteligencia e criatividade.

Vik Muniz é um dos meus queridos do pessoal contemporâneo. Ele começou seu trabalho desenhando como a maioria, usando lápis tipo 6B, mas, segundo o que vi em alguns documentários, ele disse que não gostava tanto dos seus desenhos e começou a fotografá-los. Percebeu que seus desenhos ficavam mais bonitos nas fotos do que ao vivo e aí veio seu insight.
Ele se permitiu explorar outros materiais para compor suas obras e o que fica apenas é o registro fotográfico.

Olhem só algumas obras dele, que legal!

 Usando açúcar

 Brinquedinhos de plástico

 Calda de chocolate! Pode lamber depois? rs

 Geleia e pasta de amendoim!

Lixo eletrônico. Tem até teclas de computador para fazer os lugares menores.
Falando em lixo, recomendo muito o documentário Lixo Extraordinário. Nele Vik Muniz conta um pouco de sua história e como teve a ideia de trabalhar usando lixo. Vale muito a pena! Quem sabe você acaba repensando sua vida e de como só materiais caros fazem boas obras.

Deixo aqui o trailer para deixar vocês com gostinho de curiosidade e procurar para assistir :D


O site oficial dele é http://vikmuniz.net/pt/. Vale muito a pena conhecer a obra dele, pesquisem!  #tiete#

Até a próxima pessoal!