Páginas

domingo, 5 de janeiro de 2014

É hora de pensar em material escolar! O que compensa e como economizar.



Olá artistas, arteiros e pais em pânico com a lista de material escolar!


Hoje eu vim tentar dar uma ajuda a vocês sobre o que comprar ou não, o que compensa e dar alguns argumentos para vocês conversarem com os filhos na hora de negociar (o mais difícil)! Ainda não entrei em nenhuma papelaria este ano, ainda estou arrumando os meus materiais para voltar, ver o que realmente preciso comprar (eu tenho muita coisa). Aí deixo minha primeira dica.

1ª dica - Conferir o que sobrou do outro ano!



Se a caixa de lápis de cor  e o corretivo estão na metade ainda, as canetas funcionando, o estojo se lavar fica ótimo PARA QUÊ COMPRAR OUTRO? As crianças e adolescentes são muito consumistas e acho que é um excelente momento para vocês pais conversarem e educarem os filhos. Nem tudo é descartável, e eles pensam exatamente assim, nunca terminam uma borracha, querem tudo sempre novo e acham que literalmente seu dinheiro, senhores pais, nasce em árvore.
 Lembro uma vez que chamei a atenção de um aluno sobre o desperdício de folhas do caderno e de como não cuidava do lápis de cor dele e a resposta do menino simplesmente foi a de que o dinheiro era da pensão do pai dele e ele gastava do jeito que achasse melhor... Depois os senhores pais reclamam que tem que entrar no vermelho para pagar as contas....

Tenho certeza que já aí vocês eliminaram muitos itens né...Agora para o restante a dica é...



2ª dica - Pesquise! Compre em grupos!

Não tem jeito, tudo na vida é assim, se quiser economizar, tem que bater perna ou navegar nos sites de pesquisa. Se for comprar pela internet compre logo, as vezes demoram para entregar.
A outra dica é juntar com as outras mães  e pais e comprar em atacados, compensa bastante também.





3ª dica - Cuidado com os itens extremamente baratos.

As vezes vou passear em lojas de R$1,99 e fico surpresa com itens como canetinhas e lápis de cor sendo vendidos lá. Eu já comprei e aviso; difícil algo que preste neste preço. Apontador que quebra na primeira semana, lápis de cor que tem mais cera do que pigmento, canetinha que seca depois do primeiro desenho. Então CUIDADO! Milagres não existem a R$1,99, kkkk. Agora folha sulfite, cadernos, réguas, agenda já é de tranquilo comprar nestes lugares.



4ª dica - Se for comprar, vá sem os filhos.

É, eu sei que é quase impossível, as crianças e adolescentes ficam super ansiosos! Mais eles não conhecem a qualidade do material e querem sempre o personagem na capa do caderno e no lápis de cor.
Fiz uma classificação das marcas de lápis de cor para vocês:


Multicolor e Acrilex: tive dificuldades para apontar até com estilete. 
BIC: não entrega cor.
Faber apagável: não entrega cor, para mim destes ai acima é o pior. Parece um giz de cera.

Staedtler e Faber: Ambos muito bons, o problema é o preço. Geralmente o da Staedtler é mais em conta.


A Maped e a marca Norma foram minhas grandes boas surpresas em 2013!. Surpreenderam-me pela qualidade, maciez e o preço. Fiz até resenha do lápis da Maped aqui.


Fiquei com certo receio de fazer esta categoria mais não aguentei! Estes lápis são lindos, caros, mas quando vamos usá-los para pintar...Chama Jesus para ajudar! 
Espero que a marca tenho melhorado este ano porque no ano passado foi uma decepção só, tanto em preço quanto em qualidade!
Obs.: Todos são da mesma marca!

Viram como nem sempre o com o personagem é o melhor...Isso vale para borracha de personagens, apontadores, etc.

5ª dica: Quem é o seu filho?

Sim, você precisa conhecer o seu filho ou filha para comprar material escolar. Por exemplo, uma menina descuidada vai perder logo a caixa de lápis de cor de 48 cores que você comprou. Se a criança ou adolescente é mais cuidadoso, compensa você investir em uma régua melhor,uma lapiseira para escrever, um compasso que parece que veio da NASA, rs. Se o seu filho é descuidado, simplesmente acho besteira você investir tanto no material. Caio aqui na 1ª dica, converse com seu filho que o dinheiro precisa ser valorizado, ensine-o a não desperdiçar, confira e cobre o zelo com o material dele. Quem sabe combinar um prêmio caso ele consiga preservar o material (no caso dos adolescentes) como um passeio, um filme no cinema?


6ª dica: Compre exatamente o que está na lista.

Muitas papelarias usam de má-fé neste período para empurrar materiais velhos no estoque para pais mais desatentos. Acontece que depois você irá ter que ir trocá-los, vai desperdiçar seu tempo e dinheiro. Bloco de desenho branco não é a mesma coisa que o creme, por exemplo!
Já que eu sou louca por lápis de cor,rsrsrs, por exemplo, lápis de cor é diferente de lápis de cor aquarelável (os aquareláveis geralmente são mais caros). Uma criança pequena também não vai conseguir trabalhar direito com ele. 

Espero que tenha ajudado vocês! Boas compras e bom restinho de férias para seus filhos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário