Páginas

domingo, 17 de novembro de 2013

Giz pastel seco aquarelável...Como assim?

Oi artistas e arteiros, tudo bem?

Hoje eu vim falar sobre um teste que andei fazendo com giz pastel seco. A história começou assim: estava eu a navegar na internet e descobri algumas marcas de giz pastel que podem ser usadas como aquarela. Imagina se não fiquei doida né,rs. Como assim eu nunca fiquei sabendo disso!

Parti para ver meu giz pastel se eles se encaixavam na categoria e vi que não. Momento snif, snif... Porém como eu sou artista visual e gosto de experimentar resolvi arriscar para ver o que acontecia. Experimentar não custa, até o Leonardo da Vinci arriscou misturar tintas, porque eu não né?rsrsrs.

Usei o meu giz pastel da marca Koh-i-noor. Vocês podem até me indagar o porquê de eu aquarelar um material que é usado para desenhos secos. Diziam o mesmo de maquiagens, se algumas podem ser umedecidas para pintura do rosto e giz pastel seco é um pigmento também, resolvi arriscar. Vamos ao teste!

Fiz primeiro o teste riscando o giz pastel na folha e em seguida passei o pincel. Como vocês podem perceber ele aquarelou, mas ficou bem marcado.


Fiz o segundo teste fiz passando o giz pastel e tentei esfumaçar com o próprio pincel. O segundo eu esfumacei com o dedo antes de jogar água. Ficou bem melhor!

  O terceiro teste fiz raspando o giz pastel  e usando o pó dele. Não ficou bom, fora que o pó ficou boiando na água quando fui lavar o pincel. O laranja é um lápis aquarelável que usei para fazer um comparativo.


Aqui eu usei o lápis pastel para os detalhes e o giz pastel seco para as partes maiores. Ficou até que bom mais ainda não estava satisfeita. 


Fiz um desenho semelhante porém usando o meu lápis de cor aquarelável. Eu gostei mais do resultado porém uma coisa que detesto no lápis de cor é pintar fundo de desenho. Aí resolvi misturar os dois, passando giz pastel no fundo e mandando água em cima. Adorei o resultado! Uma das dificuldades que tenho sempre com aquarela é fazer um fundo sem ficar muito manchado. Agora com a dica do giz pastel aquarelado meus problemas acabaram,rsrsrs!

Detalhe importante: tirei as fotos duas semanas depois e ter feito o teste e acreditem, o giz pastel aquarelado não transfere! É um milagre!

Então para fundos alternativos já sabem, giz pastel seco "aquarelado" dá certo :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário